Sua festa de casamento começa aqui!

Curso de noivos – O que é e informações

Após uma decisão tão importante na vida que é a decisão de se unir em casamento, começa uma grande maratona. A maratona que é a organização do casamento vem cheia de escolhas, dúvidas, opções variadas e tudo para que a união seja realizada de uma forma toda especial.

Entre essa organização toda do casamento, quando é decido por uma cerimônia religiosa em uma igreja, além dos detalhes triviais, os noivos precisam realizar um curso de noivos, mas você sabe como funciona e o que é ?

curso-de-noivos

Dicas para a realização de um curso de noivos

O que é o curso de noivos?

O curso de noivos é oferecido pela Igreja católica para os noivos que decidiram optar pela cerimonia religiosa na igreja. Por ser um sacramento muito importante para a igreja, ele através desse curso orienta como um casamento deve ser recebido por esses noivos através do mesmo amor incondicional, onde a união através de uma cerimonia religiosa na igreja católica tem sua base por uma união eterna.

Perante a Igreja católica a união dos casais mediante uma cerimônia religiosa se torna indissolúvel mesmo havendo o divórcio posteriormente.

Esse curso de noivos busca ensinar um pouco aos noivos como lidar com a vida de casados, as orientações sobre a cerimônia, decoração e histórias passadas sobre cursos anteriores.

O curso de noivos oferece dicas e conselhos sobre como é uma boa convivência no casamento. Fala sobre o quanto é importante manter a palavra, a opinião e o respeito mútuo. Além de dicas sobre lua de mel, sexualidade e intimidade.

Durante o curso de noivos haverá palestras sobre economia do lar, finanças sobre a organização do noivado e casamento. Ensinam a importância de se realizar planos para seis meses, um ano, cinco anos e dez ano de casados. Esses planos se referem a metas que o casal gostaria de atingir juntos mediante um planejamento e um orçamento familiar. Isso pode ajudar e orientar de forma significativa os casais que resolveram traçar seus caminhos juntos.
O objetivo do curso de noivos é manter os noivos informados sobre todos os setores que envolvem a decisão do matrimônio. Noivos bem informados e mais conscientes possuem chances maiores de viver e desfrutar de uma vida matrimonial feliz e com qualidade.

Informações essenciais

O processo matrimonial que é a abertura da pasta e entrega de documentos devem ser feitos com no mínimo seis meses de antecedência e no máximo dois meses antes do casamento ser realizado bem como toda lista de profissionais envolvidos na cerimônia religiosa como equipe de foto e filmagem, floricultura e equipe de canto. Devem informar de forma imprescindível se:

  • se um dos noivos ou os dois não são batizados, ou não são católicos.
  • se nunca receberam o Sacramento da Eucaristia.
  • se tiver qualquer parentesco com a pessoa com quem vai se casar.
  • se já for casado no civil com outra pessoa.
  • se um dos dois for viúvo.

Os documentos necessários para a realização do processo matrimonial são:

  • Certidão de Nascimento (cópia).
  • RG (cópia).
  • Certidão de Batismo dos noivos expedida com até 3 meses (original).
  • Habilitação do Cartório, onde os noivos deram entrada.
  • Certificado do Curso de Noivos (original).
  • Caso haja algum impedimento canônico, a paróquia solicitará e encaminhará o respectivo Certificado de Dispensa à Cúria Diocesana.
  • Se viúvo (a), Certidão de Óbito do cônjuge falecido.
  • RG de duas testemunhas (cópia).

Tags: ,

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top